7 animes mechas que eu recomendaria pra qualquer um

Se me perguntassem “Pô, Nikorasuuuu! Qual é o teu gênero favorito de anime?”

Eu provavelmente responderia Mecha. Mas por que Mecha?

Porque é foda, simples. Se existe um gênero que consegue encapsular muito bem todo tipo de coisa que eu gosto em um anime – ação, aventura, ficção, até quem sabe um ecchi de vez em quando... Esse gênero é definitivamente o Mecha.

Eu tinha bastante vontade de fazer um vídeo comentando sobre esses animes que eu gostava. Infelizmente tem um problema, eu nunca fiz um vídeo antes. Eu sou péssimo com gravação em edição. Mas já que eu sou até OK escrevendo, eu achei que seria uma ideia interessante "portar" a ideia de fazer um vídeo pra ao invés disso fazer esse site com os mesmos comentários que eu queria mostrar em vídeo. E a primeira coisa que me veio a cabeça foi falar dos Mechas, já que eu tinha terminado um recentemente (que vai estar nessa lista, inclusive) e ele me deu essa inspiraçãozinha.

Quando algumas pessoas veem os meus animes atualizados no MyAnimeList, sempre tem quem questione de onde eu tiro tanto anime bizarro, e muitos Mechas, inclusive alguns favoritos meus, entram nisso. (Na verdade, não é tanta gente que questiona assim, mas vamos fingir que sim pra deixar isso aqui melhor.) Então eu achei que seria uma ideia interessante juntar alguns Mechas - alguns mais famosos, outros nem tanto e ao menos um que você provavelmente nunca ouviu falar - numa listinha comentando sobre eles e porque eu acho que eles deveriam ser assistidos, ou porque vale a pena. Eu escolhi sete, já que eu gosto desse número.

Então essa é uma lista de 7 animes Mecha que eu recomendo.

Nm.1 - "Giant Robo the Animation: Chikyuu ga Seishi Suru Hi"

Quando eu coloco esse OVA de Giant Robo em uma conversa, eu gosto de brincar sobre o fato de grande parte da staff que fez isso ser staff de hentai! E não é mentira, grande parte da produção da Phoenix Entertainment, incluindo o incrível compositor Masamichi Amano (Sabe essa música aí no vídeo? É dele) tinha nem 5 anos antes participado da criação da série OVA de Legend of the Overfiend! E se você não conhece por esse nome, talvez vá conhecer pelo nome da dublagem brasileira, "A Lenda do Demônio".

Mas não se deixe enganar por esse fato; mesmo curto, até hoje o OVA conta com uma das melhores direções que eu já vi em uma série curta. Além da trilha sonora do Amano que eu já mencionei, a direção do Yasuhiro Imagawa junto de todos os animadores incríveis da Phoenix dá um belo brilho pra antiga série tokusatsu da Toei. Sem falar que ele conta com umas adições bem curiosas da mitologia chinesa no meio. Então é, de certa forma é "Robôs Gigantes VS Os Três Reinos". Ah, e o Hideaki Anno trabalhou na animação disso aqui!

Nm.2 - "Top wo Nerae! Gunbuster"

Aqui com Gunbuster a gente volta com o Hideaki Anno. Eu arriscaria dizer que Gunbuster foi o que iniciou a verdadeira trilha do estúdio Gainax (que foi fazer o grande Evangelion depois) pela fama. A Gainax já existia antes e já havia produzido alguns OVAs, mas foi Gunbuster que mudou tudo. Sem falar que ele foi praticamente o introdutor da Gainax Pose!

Aqui a história é mais simples. Belíssimas beldades (isso é pleonasmo, né?) aprendem a pilotar robôs gigantes e, no final, enfrentam uma ameaça alienígena pouco conhecida por nós humanos. E o tanto que esse tipo de história se repetiria em animes futuros não tá escrito. Além da direção do Anno (note-se: anterior ao lançamento de Evangelion por quase uma década!), o anime conta com o incrível design mecânico do Koichi Ohata, um dos melhores caras que eu conheço dessa indústria. O cara é tão pica que o nome dele virou até inspiração pra um dos personagens do OVA! Gunbuster também é marcante pelo início da tradição do "Gainax Ending" - finais absurdos, ou que fazem sentido mas ainda são malucos o suficiente pra chocar qualquer um. Te garanto que você vai chorar no episódio 6.

Nm.3 - "Daimajuu Gekitou: Hagane no Oni"

Em terceiro eu vou citar um OVA um tanto quanto… na verdade, muito desconhecido: Daimajuu Gekitou: Hagane no Oni.

Mas por que citar esse OVA? O que que ele tem de tão interessante pro gênero? Pra eu te dizer isso eu vou ter que falar um pouco da história de origem desse OVA. Tudo começa com uma pessoa que você talvez já tenha ouvido falar: Go Nagai.

Go Nagai é famoso na indústria por ser um dos grandes popularizadores de vários gêneros nos mangás e animes, como Mahou Shoujo com Cutey Honey, Ecchi com Harenchi Gakuen e, nesse caso, Mecha com Mazinger Z. E muitos dos mangás do Go Nagai são famosos por terem diversos spin-offs. E acontece que, lá na metade dos anos 80, uma galera do estúdio AIC, outro estúdio antigo famoso por várias franquias de OVAs (algumas exibidas dubladas no Brasil), resolveu bolar um projeto de animação que seria uma recontagem muito mais dark, sombria e edgylord do Mazinger Z original. O seu nome? "Dai-Mazinger".

Só que isso nunca aconteceu. Ou melhor, aconteceu, mas o projeto nunca saiu do papel de fato. O que aconteceu? Antes que pudesse ser produzido, Dynamic Planning, grupo de produção do Go Nagai, processou o estúdio.

O resultado? O OVA não foi produzido, e o que havia sido imaginado foi re-aproveitado para outras produções da época. Entre eles, um foi Hagane no Oni. O OVA conta sobre dois amigos, que durante a pesquisa sobre uma nova arma de destruição em massa, acabam revelando algo no fundo do mar que muda a vida deles para sempre... Tá, tá. E o que isso tem a ver com Mecha?

Pois então, o que eles descobrem são MECHAS ORGÂNICOS DEMÔNIACOS. É até meio difícil de explicar, mas o próprio título do anime diz: "Demônio de Aço".

Daimajuu Gekitou é também a união de três pessoas da indústria da época que aprecio muito: Koichi Ohata de Gunbuster, novamente com o design mecânico fantástico (este OVA tendo saído um pouco antes de Gunbuster), Toshiki Hirano, diretor de vários OVAs famosos (e mais recentemente da nova animação da Netflix de Baki!), e o gigante que eu adoro, Masami Oobari da franquia de Gundam, com a direção de animação. Essa junção resulta em um dos meus designs favoritos, com robôs de dar água na boca só de olhar. Queria uma figure deles.

Nm.4 - "Soukou Kihei VOTOMS"

Pra falar de VOTOMS, eu vou ter que invocar o famoso meme: “Diferente dos outros animes, esse não é sobre as lutas mas sim sobre os personagens.”

E no fim é bem isso, mesmo. A série do Ryousuke Takahashi, embora tenha batalhas de robôs visualmente agradáveis, com destaque para os OVAs como o Pailsen Files (do qual eu usei um AMV aqui pra ilustrar), é muito mais sobre o protagonista Chirico declamando os seus pensamentos sobre os horrores da guerra no espaço sideral. As reflexões do personagem chegam a níveis praticamente filosóficos.

VOTOMS pode assustar alguns iniciantes por ser uma série consideravelmente longa, tendo mais de 50 episódios junto dos diversos OVAs. Mas não se preocupe, a série é bem equilibrada e conta com diversos especiais situados entre os episódios pra quem quiser ter uma pausinha pra pegar algo com um pace diferente. Quando eu falo que VOTOMS tem bastante spin-off eu não tô brincando, tanto que um deles tem até uma série de doze episódios, que é Mellowlink!

É definitivamente uma série Mecha que eu recomendaria pra alguém que quer pegar algo mais sério pra assistir.

Nm.5 - "Brain Powerd"

É, Brain Powerd. Quem conhece bem Brain Powerd e tá me vendo recomendar Brain Powerd pra gente que não sabe de muita coisa provavelmente me pediria pra eu me jogar de um precipício.

Você já ouviu falar de Yoshiyuki Tomino? Se não ouviu, com certeza ouviu falar de Gundam, que foi criado por ele e Yoshikazu Yasuhiko. Basicamente, Brain Powerd é o Tomino louco da cabeça dirigindo um anime da vida dele.

Brain Powerd é estranho e quase que quebrado em vários aspectos, mas eu queria quebrar esse estigma de que não é uma série recomendável pra iniciantes. Eu acho uma ótima opção pra quem quer entrar nesse mundo louco do Tomino, e até conhecer um lado mais curioso do gênero Mecha. A história é louca, o roteiro mais ainda, a direção é bizarramente boa, e no geral são robôs no meio de muita bullshit de fim do mundo.

Não só isso, eu também acho Brain Powerd uma boa pra quem tem interesse em mecha com um pouco de romance, já que é um anime que toca até bastante na relação entre os protagonistas Isami Yuu e Utsumiya Hime. Ah, e a abertura é incrível, assistam aí em cima.

Nm.6 - "Darling in the FranXX"

.....................É. Darling in the FranXX.

Taí um anime que é difícil falar que você gosta sem que apareça uma galera querendo te dar uma pedrada na cabeça. Por que recomendar um anime que é até já bastante conhecido? Vou contar minha história com esse anime.

2018. Mês de Julho. Darling in the FranXX havia acabado de terminar. Eu, pouco conhecedor na época, fui assistir ao anime sem saber de nada. 24 episódios depois, eu havia tido uma experiência que me fez chorar de emoção. Minha nota original foi 9/10. Mas quando eu fui contar o que eu pensei do anime pras pessoas, pá! Caíram em cima de mim. Todos quiseram me diminuir pela minha opinião, e tentaram fazer uma lavagem cerebral em mim até me convencer de que eu estava errado. E de certa forma eles conseguiram. Abaixei minha nota para 4/10 e dificilmente conseguia me ver elogiando muito mais o anime.

Aí chegou Julho de 2023, praticamente 5 anos depois da primeira vez em que eu assisti. Tinha um canal de AMVs que eu conhecia, "沙理戰-MAD·AMV" (é um canal asiático, e foi dele que eu tirei a maior parte dos vídeos que eu coloquei aqui), e procurando openings nele, eu percebi um vídeo de FranXX com a KISS OF DEATH, opening do anime. Eu lembrava que a opening era legalzinha, então resolvi assistir. Aquilo foi libertador.

Aquele AMV (que é o vídeo que deixei pra FranXX aqui) me ajudou a relembrar da série, e aos poucos ali eu fui pensando no quanto eu tinha gostado, no quão legal foi a experiência de acompanhar na época... E eu disse pra mim mesmo: "Caralho, como que eu fui deixar as pessoas colocarem merda na minha cabeça assim, cara?"

Isso me fez recolocar Darling in the FranXX como uma das minhas séries favoritas, algo que foi criticado por alguns dos meus amigos. Mas essas críticas só me deixaram mais certo do que eu estava pensando. FranXX é uma ótima série, não perfeita, e não vou tentar mentir pra ninguém aqui. Ela tem valores de produção altíssimos, um ótimo cast de vozes e ótimos animadores, e embora tenha suas falhas, em especial na segunda metade do anime, é uma série repleta de momentos marcantes, emocionantes, o que for.

Com isso tudo dito, eu considero Darling in the FranXX extremamente digno de estar nessa lista, com eu vendo ele como uma bela reflexão do gênero Mecha nos últimos 30 anos. E de certa forma, ele se conecta com o último anime que eu queria recomendar nessa lista.

Nm.7 - "Tengen Toppa Gurren Lagann"

Na época que eu re-favoritei Darling, alguns amigos meus me questionaram por um fato que, olhando agora, era realmente meio estranho.

“Como você pode falar tanto de gostar de Darling, sem ter ao menos visto Gurren Lagann?”

E a pergunta deles tava certa. Até nem um mês atrás, eu ainda não tinha visto Gurren Lagann! Dá pra acreditar? E foi exatamente por isso que eu tomei uma das minhas decisões mais insanas como fã de anime. Eu gosto de mencionar as vezes sobre o meu "recorde" de mais episódios assistidos em um dia - era de 21, com os episódios 1-21 de Casshern Sins em 2021. Mas note o "era".

Uma das principais trilhas da OST de Gurren, "Rap is a Man's Soul", fala sobre "ver o invisível", "quebrar o inquebrável". Eu resolvi me desafiar a fazer isso. Então, começando em uma noite de segunda, eu resolvi tentar maratonar os 27 episódios de Tengen Toppa Gurren Lagann. E o que eu posso falar dessa experiência?

Você consegue imaginar o que é algo já começar em seu ápice, e ultrapassar ele, continuando em uma espiral infinita até o infinito? Consegue imaginar algo que já começa incrível, e consegue melhorar ainda mais sem parar? Gurren Lagann faz exatamente isso. Não tem nada, NADA de ruim que eu consiga apontar no anime. Maratonar a série dessa forma foi uma experiência absurda, eu diria que praticamente impossível de ser repetida.

Eu até me abstenho de comentar sobre o que a série fala aqui. Porque eu acho que todos que não conhecem ou ainda não assistiram Gurren Lagann deveriam ter o mesmo tipo de experiência que eu tive - começar sem saber de nada, e ser pego de surpresa a cada segundo por cada momento genial desse anime. Posso te garantir que você vai achar incrível.

E é isso. 7 animes. Aqui eu só listo animes que eu acho muito bons, mas eu poderia muito bem fazer uma lista de Mechas ruins. Afinal, eu conheço muita coisa ruim também, né? Quem sabe...

Nikorasuuuu - 08/08/2023